Meio físico Ethernet cabeado por 20 Km sem repetidores. É possível?

From |

Você sabe qual a distância máxima para comunicação entre dispositivos em meio físico cabeado em Ethernet? A literatura técnica diz que a distância máxima é de 100 metros. Mas será que realmente é isto? O que fazer em projetos quando a distância extrapola este limite em algumas centenas de metros ou alguns quilômetros?

Muitos projetos, especificações e definições na indústria utilizam arquiteturas baseadas em outras tecnologias referente ao meio físico quando esta característica atinge seu limite, como por exemplo, fibra óptica, repetidores ou comunicação sem fio. Todos possuem suas vantagens e desvantagens e a principal está relacionada a custos de implementação e confiabilidade, robustez na transmissão de dados.

Nem sempre os locais de instalação, principalmente em sistemas existentes, permitem que meios físicos baseados em fibra óptica ou sem fio sejam utilizadas e para tanto, ainda em meio físico cabeado, pode-se atingir distâncias de vários quilômetros em comunicação Ethernet. Dúvida? Vamos explicar mais detalhadamente como isto é possível.

Existe uma tecnologia conhecida como HSDSL, que significa Symmetric High-speed Digital Subscriber Line ou Linha Digital Simétrica de Assinante de Alta Velocidade, também conhecida como G.991.2, que é a mesma tecnologia de telecomunicações utilizada para linhas de assinante DSL.

O SHDSL foi padronizado internacionalmente em Fevereiro de 2001 pela recomendação G.991.2 da ITU-T.

Esta tecnologia descreve um método altamente eficiente de transmissão de sinais em pares de fios condutores (normalmente cabos telefônicos), sendo utilizada principalmente em redes de acesso para conectar assinantes a centrais telefônicas. Em automação esta tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para trafegar dados em longas distâncias, com simplificação de arquitetura e redução de custos de tecnologia, em meio físico cabeado, com os todos os requisitos necessários na indústria.

A possibilidade de se utilizar simples pares de condutores para realizar esta tarefa abre uma grande possibilidade para se economizar em projetos em comparação a soluções baseadas em fibra ópitca, por exemplo.

Mas como isso é possível? Através de uma modulação SHDSL conhecida como TC PAM (Puls Amplitude Modulation) que aumenta significativamente a eficiência na transmissão de dados a longas distâncias. Estas distâncias, ponto a ponto, podem atingir até 20 Km entre cada dispositivo, o que significa que cada dispositivo funciona como repetidos para mais 20 Km. Imagine agora trafegar dados por meio físico Ethernet a quilômetros de distância reduzindo o custo de projetos e arquiteturas.

Especificamente nos equipamentos Phoenix Contact que contam com esta tecnologia, além de permitir o  trafego de dados a até 20 Km com a utilização de qualquer meio condutor (qualquer condutor mesmo), o equipamento possui um protetor de surto incorporado, pois nestas distâncias, as perturbações na linha podem ser significativas e desta forma protege-se tanto o equipamento quanto a instalação como um todo.

 

Abaixo vemos uma tabela que ilustra as características similares e distintas das tecnologias de meio físico em fibra óptica e SHSDL, onde claramente pode-se verificar as vantagens do sistema de extensão de ethernet oferecido pela Phoenix Contact.

Quer saber mais? Procure nosso especialista e descubra como isso pode ajudar a viabilizar projetos com arquiteturas complexas, novas ou existentes, de maneira simples e com excelente relação custo x benefício.

Share

Share

Tell your friends about us!

Contact

6 thoughts on “Meio físico Ethernet cabeado por 20 Km sem repetidores. É possível?

  1. Juan Carlos

    E uma matéria muito interessante, eu trabalho muito com cabeamento estruturado e fibra Óptica,
    nunca ouvi falar desse sistema eu conheço o sistema utilizado na automação e controle industrial
    que era alimentado com fios elétricos

    Reply
    1. Marketing Phoenix Contact Post author

      Boa tarde, Juan. Tudo bem?
      Ficamos contentes que tenha gostado!
      Se precisar de mais informações, pode entrar em contato conosco que envolvemos um especialista para sanar as suas dúvidas.
      Até logo! 😉

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.