Formas de Compartimentação em Painéis

From |

Por Sérgio Baldin, Gerente de Marketing de Produtos ICC&VAC.

Conceitos de Compartimentação e Separação interna em painéis de Baixa Tensão, proteção para usuários e atendimento de Normas aplicáveis.

A proteção de pessoas e instalações é um assunto extremamente importante na construção de painéis elétricos, a correta separação das unidades funcionais e a segregação dos acessos internamente ao painel são fundamentais para a manutenção da segurança.

A seguir veremos a conceituação de como a separação deve ser concebida, a utilização de acessórios que garantem esta segregação e como são definidas as separações.

Compartimentação Interna

De acordo com as separações internas do equipamento (metálicas, de material isolante ou inerte), a NBR IEC 60439-1 define 7 formas de montagem, que determinam o grau de proteção ao qual as pessoas autorizadas a operar e dar manutenção serão submetidos.

As formas 2, 3 e 4 são mais utilizadas do que a forma 1, pois asseguram uma divisão clara entre as unidades funcionais e o compartimento de barramentos, isso assegura uma intervenção mais segura aos circuitos de saída.

As formas 3 e 4 são adotadas quando o espaço disponível para cada unidade funcional é limitado, desta forma a intervenção sem uma completa segregação não garantiria o acesso seguro sem o desligamento total do painel.

Formas de montagem:

Forma 1

Não há separação entre os componentes e o barramento.

Forma 2a

O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, porém os componentes podem estar juntos e os terminais de conexão externos não precisam estar separados nem entre eles e nem do barramento.

Forma 2b

O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, porém os componentes podem estar juntos e os terminais de conexão externos precisam estar separados do barramento.

Forma 3a

O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexão externos não precisam estar separados nem entre eles e nem do barramento.

Forma 3b

O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexão externos precisam estar separados do barramento, mais podem estar juntos entre si.

Forma 4a

O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexão externos estão no interior do mesmo compartimento do componente.

Forma 4b

O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexão externos não estão no interior do mesmo compartimento do componente, devendo também estar separados entre si.

 

A fim de permitir o usuário especificar claramente como deseja a interligação entre uma unidade funcional e os seus respectivos circuitos de alimentação, de saída e de controle, a IEC usa uma classificação por letras*. A conexão das unidades funcionais (UFs).

A conexão elétrica das UFs é definida através de um código de 3 letras:

São utilizadas as seguintes letras:

F   – conexões fixas (“fixed”)

D  – conexões desconectáveis (“disconnectable”)

W – conexões extraíveis (“withdrawable”)

De forma que uma unidade funcional é definida pela função que desempenha no conjunto em que está inserida:

No exemplo acima, as unidades funcionais possuem a configuração fixa de conexão.

 

A segregação interna das unidades funcionais depende de partições em muitos casos construídas em material isolante e em outras em material metálico, grande parte das conexões, principalmente de saída para campo, necessitam da aplicação de conectores instalados entre a parte interna e externa do invólucro, que além de garantir a conexão segura deve prover a proteção do operador.

A compartimentação também provê a operação e manutenção dos equipamentos de forma a cumprir determinações legais de Normas Regulamentadoras do Brasil, como a NR10.

 

Com a utilização de componentes que permitem a aferição, medição e coleta de dados do sistema, sem a necessidade de abertura das portas dos painéis.

Na construção podem ser utilizados plugues de teste, transformadores de corrente, tomadas e os sinais provenientes do interior do painel são interfaceados através de conectores, garantindo a segurança e a continuidade de serviço.

Compartimentação ou segregação de unidades funcionais, foi criada para assegurar integridade física dos profissionais e prevenir para que não ocorram acidentes devido ao acesso inadvertido a partes energizadas ou de condução de alta corrente.

Garantir a segurança e proteger as pessoas é fundamento primordial para construção de um sistema, garantir a produtividade pela utilização de componentes de forma correta, ao final promove a satisfação do cliente.

Conheça alguns produtos da Phoenix Contact que se adequam a essa aplicação:

FAME 3

Transformadores de corrente

Terminais de passagem de alta corrente

Share

Share

Tell your friends about us!

Contact

One thought on “Formas de Compartimentação em Painéis

  1. Valdecir Batista da Silva

    Pena que no Brasil (na maioria das instituições) não existe a cultura de se fazer da melhor e mais segura forma, mas sim da forma menos custosa financeiramente , tenho problemas com cotação ,quando proponho um equipamento esteticamente aceitavel bem como com toda a segurança disponivel não consigo vender .

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.