Segurança nas instalações fotovoltaicas

From |

Escrito por Ricardo Haruo Umebara, Gerente de Produto DeviceConnectors.

O termo fotovoltaica vem do grego “Phos” que significa luz, e “Volt”, unidade de  tensão elétrica e que origina do sobrenome do físico Alessandro Volta, que desenvolveu a pilha.

A energia solar fotovoltaica é a tecnologia de energia alternativa que mais cresce nos últimos anos. Depois das energias hidráulica e eólica, é a terceira mais importante fonte de energia renovável e limpa em termos de capacidade instalada a nível mundial. É também a tecnologia que leva menos tempo de implantação e que causa menor impacto ambiental.

Impulsionado pelos avanços tecnológicos e o aumento na escada de produção, os custos da energia fotovoltaica tem diminuído ano após ano. Além da produção de energia elétrica em grande escala através de parques e usinas solares, a energia solar residencial vem crescendo progressivamente.

Continue reading

Energia Solar: O futuro cada vez mais presente

From |

Escrito por Celeste Silva, Gerente de Marketing de Produtos Interface

A comparação feita por vários estudiosos entre a energia solar e a eólica não foi ao acaso. As similaridades podem ser observadas. A crise econômica internacional, de anos atrás, estimulou fabricantes de equipamentos eólicos – sobretudo os europeus – a se instalarem no Brasil.

De forma semelhante, o mercado global de energia solar vive hoje um crescimento firme da oferta de painéis fotovoltaicos e aumento constante da demanda pelo produto. Nada de gás natural, carvão ou energia nuclear. Em pouco mais de duas décadas, os painéis solares poderão ser a principal fonte de energia no mundo.

Continue reading

PHOENIX CONTACT investe em carregadores wireless

From |

Phoenix Contact Innovation Ventures completou um investimento na empresa Blue Inductive, startup alemã de alta tecnologia que desenvolve sistemas de carga wireless para aplicações industriais.

Um consórcio formado por quatro investidores institucionais e um investidor-anjo apoiam essa rodada de aporte de capital para a jovem startup, situada em Friburgo. Com os novos fundos, a Blue Inductive planeja expandir a equipe e acelerar o seu lançamento ao mercado.

Continue reading

Utilização da tecnologia Wireless na indústria

From |

Escrito por Eduardo Arruda, Gerente de Marketing Industry Management & Automation

Levar sinais de campo ou rede por meio físico de um ponto a outro em uma fábrica  pode ser tão complexo a ponto de inviabilizar técnica ou financeiramente um projeto.

Em plantas industriais existentes, o fato de já haver uma infraestrutura, muitas vezes criará barreiras físicas que impedem a passagem de cabos, solucionado parcialmente com extensões maiores de cabeamento para atender novas rotas, onerando ainda mais estes projetos.

Em plantas industriais novas, ainda em desenvolvimento, o principal impedimento está relacionado ao custo de cabeamento a longas distâncias entre os pontos de aquisição e controle de dados.

Continue reading

Conexão elétrica mais rápida e segura

From |

Escrito por Ricardo Salgado, Diretor Geral Phoenix Contact Brasil

Nova tecnologia de conexão elétrica Push-in reduz pela metade o tempo de montagem de painéis elétricos

Uma das etapas que mais consome tempo na montagem de painéis é a passagem de cabos e a conexão dos aparelhos do painel.

Tipicamente, a fixação dos cabos nos aparelhos e componentes elétricos é feita por conectores a parafusos, tecnologia tradicional e extremamente popular.

Continue reading

Qual relé de segurança devo usar em minha máquina?

From |

Escrito por Rodrigo Richter, Gerente de Produto Interface

Na adequação de uma máquina à norma NR12, existem alguns fatores que determinam a função e o modelo do relé de segurança a ser usado.

Três subsistemas envolvem o relé de segurança e estes estão diretamente ligados à especificação do modelo mais adequado para a aplicação: o sensor na entrada, as características do relé e os canais de saída para o controle dos contatores de potência.

Continue reading

componentes

7 dicas para comprar componentes com eficiência

From |

Escrito por Ricardo Salgado, Diretor Geral Phoenix Contact Brasil

Comprar componentes elétricos é um desafio para montadores de painéis.   Veja como ser mais eficiente

Na montagem de painéis elétricos é natural nos preocuparmos com a compra dos itens críticos e de maior valor. Chaves seccionadoras, transformadores, conversores de frequência, controladores programáveis e a própria estrutura do painel recebem atenção especial pela relevância em custos e criticidade nos prazos de entrega.

Entretanto, tendemos a prestar menos atenção na especificação, seleção e compra dos pequenos componentes de montagem. Bornes, terminais, identificadores, trilhos, canaletas e acessórios são miscelâneas que perfazem 10 a 15% do custo de um painel elétrico típico, mas podem ultrapassar 50% da quantidade de itens a serem comprados para a montagem elétrica.

Continue reading