Proteção da iluminação LED contra distúrbios na rede elétrica

From |

A proteção contra surtos é fundamental para garantir uma longa vida útil da iluminação LED e ter o retorno esperado do investimento

Por Marco Aurélio Duarte, Gerente de Marketing de Produtos – Power Supplies & Trabtech.

Texto adaptado do texto original escrito pelo Engenheiro Andreas Schamber, Gerente de Produto para Proteção de Energia, Phoenix Contact GmbH & Co. KG, Blomberg, Alemanha.

A tecnologia LED tornou-se predominante em muitas áreas devido a sua longa vida útil e alta eficiência energética.

Se você deseja evitar danos e proteger seus investimentos em tecnologia LED, uma estratégia abrangente de proteção contra sobretensão não pode ser negligenciada, principalmente na iluminação pública.

Os módulos LED também tornaram as luzes muito mais compactas e podem ser atenuadas e adaptadas às necessidades do usuário por meio de sensores. A iluminação LED é mais sensível a surtos de energia do que a iluminação convencional.

A destruição de drivers de controle e módulos LED por surtos de energia reduz a economia esperada por implantar essa tecnologia, devido ao custo da substituição do equipamento ser muito maior do que a substituição da tecnologia de iluminação convencional.

Para que as luzes LED sejam operadas de forma segura e eficiente por muitos anos, todos os componentes necessários para a instalação devem ser cuidadosamente selecionados.

Continue reading

Grau de proteção IP69K, o que é isso?

From |

Grau de proteção IP69K é a mais alta proteção contra entrada de poeira e água em um equipamento

Por Rafael Kenji, Gerente de Marketing de Produto – Industrial Field Connectivity

Por razões de segurança, devemos proteger o equipamento elétrico de influências externas, tais como contato direto, corpos estranhos, poeira, umidade e água.

O grau de proteção fornecido pela carcaça dos equipamentos elétricos é indicado por uma abreviatura, que inclui as letras IP (Ingress Protection – Proteção de entrada) e dois números característicos segundo as normas IEC 60529 ou EN 60529.

O primeiro número define o grau de proteção contra corpos sólidos. Entenda a metodologia dos testes:

Continue reading

Tecnologia SKEDD de montagem direta na PCI

From |

Com a tecnologia SKEDD, a montagem direta do conector à placa de circuito impresso é feita sem ferramentas e sem a necessidade de header

Por Ricardo Haruo Umebara – Gerente de Produto Device Connectors

Os processos industriais de produção em série exigem qualidade, agilidade e segurança. Uma falha em um dispositivo pode resultar em perdas de materiais e atrasos nos prazos de entrega.

O tempo de parada de equipamentos tem um alto preço e por isso é essencial garantir a qualidade e confiabilidade dos componentes utilizados, durante a etapa de desenvolvimento da eletrônica.

Embora os processos mais modernos de montagem e testes sejam automáticos, ocasionalmente podem ocorrer problemas.

Dispositivos eletrônicos estão sujeitos a falhas por inúmeras razões: falhas em componentes, surtos elétricos, EMC, mal contato, etc. Quando uma falha ocorre, agilidade é a chave para solucioná-la.

SKEDD é uma tecnologia de montagem inovadora e única para montagem direta na placa de circuito impresso por sistema de pressão e com conexão à mola Push-in.

Confira essa tecnologia no vídeo a seguir:

Continue reading

Mobilidade elétrica: pensando no futuro

From |

A mobilidade elétrica, ou o transporte por veículos elétricos, desponta mundialmente como solução para a mobilidade urbana livre de poluentes.

Por Celeste Silva, Gerente de Marketing de Produto – Interfaces and Solution Center.

Existem vários estudos que mostram como se intensificou o uso de transportes motorizados.  No Brasil o crescimento é alto e cada vez mais as pessoas utilizam o transporte individual.

Em pouco mais de 65 anos saímos de transportes convencionais, como por exemplo: cavalos e charretes para transportes motorizados como: carro, caminhão, ônibus entre outros, mas esses com emissão de gases.

A cada ano a frota de veículos que entra em circulação aumenta e faz com que as grandes cidades brasileiras tenham congestionamentos quilométricos diariamente.  É claro que isso trouxe problemas de diferentes tipos, como os abaixo citados:

Veja no infográfico abaixo como evoluímos e intensificamos a mobilidade nas grandes cidades:

Continue reading

A sua rede de automação está totalmente protegida?

From |

Por Eduardo Arruda, Gerente de Marketing – Industry Management & Automation.

Com o advento da Industria 4.0, a integração em rede de dados entre sistemas de automação e de TI traz um novo desafio: a segurança contra ataques cibernéticos.

Cyber Security’ é um conjunto de medidas específicas tomadas para proteger sistemas computadorizados contra acessos não autorizados ou ataques, segundo definição do comitê da ISA 99, norma que define os métodos de proteção para sistemas de controle e automação.

Nos dias atuais, são comuns relatos relacionados a ataques cibernéticos a plantas e equipamentos industriais que impactam no processo produtivo ou no fornecimento de algum serviço essencial para a sociedade.

Esses ataques resultam em perda de propriedade intelectual, sabotagem, parada inesperada de produção, perdas econômicas, manipulação ou utilização não autorizada de dados, aplicações e sistemas.

Continue reading

3 pilares para reduzir tempo e custos na montagem de painéis

From |

Eliminar desperdícios, rever o fluxo de produção e investir em qualidade garantem reduções significativas nos custos e tempo de montagem de painéis

Por Valter Pavani, Gerente de Marketing de Produtos – Marking and Installation

A aplicação do conceito Lean de montagem de painéis parte do princípio de se mapear o fluxo de valor do processo produtivo por completo e revisar etapa por etapa, buscando eliminar o que não agrega valor ao cliente.

Em muitos fluxos produtivos o conceito de manufatura em série é aplicado, porém este pode não ser a melhor opção em processos onde etapas de montagem podem ocorrer paralelamente.

Podemos ter uma produção em linha contínua, mas com etapas que trabalham em paralelo. Por exemplo uma célula que prepara os cabos,  outra célula simultaneamente prepara barramentos e uma terceira célula prepara a chapa de montagem e a estrutura, todas convergindo em um único ponto para a montagem final do painel.

Esse conceito não se aplica apenas ao fabricante de painéis elétricos, mas também aos fabricantes de máquinas e equipamentos que produzem os seus próprios painéis elétricos.

Para a implantação deste conceito, 3 pilares são a base do estudo:

Continue reading

Mais produtividade na montagem de painéis

From |

Lean Manufacturing aplicado a produtos e processos permite ganhos extraordinários de qualidade e produtividade na montagem

Por Sérgio Baldin, Gerente de Marketing de Produtos – Industrial Cabinet Connectivity.

Grande parte do sucesso em tudo o que fazemos está relacionado ao modo que esta atividade reflete nos resultados, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

O grande desafio atualmente é como obter o máximo em produtividade sem ferir os princípios fundamentais das organizações, prejudicar a qualidade e, principalmente, atendendo às expectativas dos clientes.

Falando especificamente de ganho de produtividade na montagem de painéis e quadros elétricos, existem alguns caminhos que passam pela escolha dos materiais, a definição do conceito, elaboração do projeto, montagem mecânica e elétrica, testes até a entrega ao cliente que são fundamentais.

Continue reading

Disponibilidade na era da nova Revolução Tecnológica

From |

Por Marco Aurélio Duarte, Gerente de Marketing de Produtos – Power Supplies & Trabtech.

Como manter sistemas funcionando ininterruptamente, mesmo com a presença de perturbações elétricas externas nas instalações.

Desde os primórdios da Revolução Industrial que começa com a introdução de máquinas a vapor na Indústria Têxtil por James Watt, passando pela produção em massa de Henry Ford, e posteriormente a implantação de computadores industriais no chão de fábrica, o mundo vem passando por muitas transformações tecnológicas.

O objetivo sempre foi aumentar o volume, otimizar a eficiência, reduzir custos de produção, tornando os produtos melhores e mais acessíveis.

Nos dias atuais uma nova revolução tecnológica está acontecendo onde novos conceitos chegam para revolucionar o modo como as pessoas se relacionam, a forma como a  indústria trabalha, tornando os sistemas mais inteligentes.

Não importa o nome dado a essas novas e revolucionarias tecnologias como Indústria 4.0, Revolução Digital com as Redes Sociais, Cloud Computing, comunicação sem fio, sistemas móveis, diagnósticos médicos por imagens mais precisas ou as cidades inteligentes (smart cities), certamente toda essa tecnologia traz grandes desafios para garantir seu funcionamento ininterrupto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Continue reading

3 cuidados para uma instalação fotovoltaica de primeiro mundo

From |

Escrito por Ricardo Salgado – Diretor Geral da Phoenix Contact no Brasil

Para garantir maior rendimento e durabilidade da sua instalação fotovoltaica, a proteção, o monitoramento e a manutenção são imprescindíveis.

Com a entrada em vigor da Resolução Normativa 687/2015 em março de 2016, a possibilidade de gerar nossa própria energia elétrica a partir de fontes renováveis, e entre elas, a energia solar fotovoltaica, tornou-se viável.

A partir daí, novas instalações fotovoltaicas se multiplicaram por todo o país, tornando-se a nova grande tendência na produção de energia.

Com a queda dos preços dos painéis solares e aumento dos custos de energia comprada das concessionárias, instalações fotovoltaicas estão se tornando cada vez mais atrativas em residências, edifícios comerciais e plantas industriais.

Mas, para que o investimento em um sistema de geração de energia fotovoltaico traga o retorno esperado, é importante observar 3 cuidados que garantirão o máximo rendimento da geração e longa vida útil da sua instalação.

Do contrário, o ROI esperado pode não se tornar realidade.

Continue reading

Segurança nas instalações fotovoltaicas

From |

Escrito por Ricardo Haruo Umebara, Gerente de Produto Device Connectors.

O termo fotovoltaica vem do grego “Phos” que significa luz, e “Volt”, unidade de  tensão elétrica e que origina do sobrenome do físico Alessandro Volta, que desenvolveu a pilha.

A energia solar fotovoltaica é a tecnologia de energia alternativa que mais cresce nos últimos anos. Depois das energias hidráulica e eólica, é a terceira mais importante fonte de energia renovável e limpa em termos de capacidade instalada a nível mundial. É também a tecnologia que leva menos tempo de implantação e que causa menor impacto ambiental.

Impulsionado pelos avanços tecnológicos e o aumento na escada de produção, os custos da energia fotovoltaica tem diminuído ano após ano. Além da produção de energia elétrica em grande escala através de parques e usinas solares, a energia solar residencial vem crescendo progressivamente.

Continue reading