Mobilidade elétrica: pensando no futuro

From |

A mobilidade elétrica, ou o transporte por veículos elétricos, desponta mundialmente como solução para a mobilidade urbana livre de poluentes.

Por Celeste Silva, Gerente de Marketing de Produto – Interfaces and Solution Center.

Existem vários estudos que mostram como se intensificou o uso de transportes motorizados.  No Brasil o crescimento é alto e cada vez mais as pessoas utilizam o transporte individual.

Em pouco mais de 65 anos saímos de transportes convencionais, como por exemplo: cavalos e charretes para transportes motorizados como: carro, caminhão, ônibus entre outros, mas esses com emissão de gases.

A cada ano a frota de veículos que entra em circulação aumenta e faz com que as grandes cidades brasileiras tenham congestionamentos quilométricos diariamente.  É claro que isso trouxe problemas de diferentes tipos, como os abaixo citados:

Veja no infográfico abaixo como evoluímos e intensificamos a mobilidade nas grandes cidades:

Se confiarmos somente nos esforços pessoais individuais para combater o agravamento da situação ambiental e do trânsito nas grandes cidades, pode ser que nada aconteça, a não ser que seja oferecido algo que possa entusiasmar.

O que significa Electro Mobility (E-Mobility)?

A mobilidade elétrica é um termo geral para o desenvolvimento de sistemas de transmissão elétricos projetados para deslocar o veículo, sem o uso de combustíveis fósseis e emissões de gases de carbono.

O termo mobilidade elétrica inclui veículos elétricos completos, bem como veículos elétricos híbridos e aqueles que utilizam tecnologia de células de combustível de hidrogênio. Todos estes representam ideias para veículos movidos eletronicamente para o futuro.

As discussões sobre a mobilidade elétrica às vezes são combinadas com outros conceitos como microcontroladores e sensores que funcionam para uma melhor eficiência energética para veículos.

Recursos como o equilíbrio da bateria também podem desempenhar um papel na concepção de veículos inteligentes para o século XXI.

Quando se fala de e-mobility temos que estar atentos ao sistema de carga e diferentes padrões encontrados mundialmente.

Podemos encontrar soluções com carregamento via corrente alternada ou carga rápida com corrente continua.  Mundialmente existem possibilidades de carga adequada para Tipo 1, Tipo 2 e padrão GB/T.

Ainda que embrionário, esse tema também começa a tomar corpo no Brasil, como foi possível constatar no 13º Salão Latino Americano de Veículos Elétricos e Híbridos, que ocorreu em São Paulo entre 21 e 23.09.2017.

Soluções e-mobility

Os sistemas de carga e controladores de carregamento da Phoenix Contact podem ser utilizados em qualquer situação do quotidiano – tanto no carregamento rápido DC como no carregamento convencional AC.

Com os módulos de software adequados você encontra a solução individual para a sua infraestrutura de carregamento.

Vantagens:

  • Grande variedade de aplicações graças a uma ampla gama de produtos com padrões de carga mundiais para carregamento AC e DC.
  • Alta flexibilidade na infraestrutura de carregamento privada, empresarial e pública graças a controladores de carregamento com abrangentes possibilidades de configuração.
  • Individualização da sua infraestrutura de carregamento mediante a combinação de módulos de software orientados para a aplicação.

Quer saber mais sobre soluções para mobilidade elétrica? Clique aqui!

Share

Share

Tell your friends about us!

Contact

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.