Família de produtos Empro: uma aquisição simples de todos os valores de consumo relevantes

From |

Hoje em dia, os edifícios devem ser operados de forma eficiente em termos energéticos. Por consequência, seus valores de consumo devem ser registrados. Os dispositivos de medição de energia da família de produtos EMpro da Phoenix Contact são componentes fáceis de operar que impedem o acesso não autorizado.

Na maioria das aplicações industriais, a aquisição de dados energéticos é prática padrão. Afinal, em muitos aplicativos os usuários dependem de dispositivos de medição de energia para registrar corrente, tensão, energia e outras variáveis. As razões para isso são complexas. O objetivo é reduzir o consumo de energia e/ou aumentar a eficiência. Para isso, os usuários devem instalar a tecnologia de medição, embora com foco em diferentes tarefas, ou seja, seu campo de atividade real. Ao selecionar componentes adequados, os usuários devem descobrir quais dispositivos de medição de energia fornecerão de forma fácil e rápida os dados necessários. Ao desenvolver os novos componentes da família de produtos EMpro, a Phoenix Contact encontrou uma solução que satisfaz precisamente esses requisitos. A ampla gama de produtos oferece aos usuários a escolha de três tipos diferentes de dispositivos para instalação do painel frontal e instalação de trilhos DIN com ou sem display (Fig. 1).

Fig. 1: A nova família de dispositivos de medição de energia EMpro da Phoenix Contact está disponível para instalação do painel frontal no trilho DIN – com ou sem display

Os consumidores de hoje assumem que os dispositivos serão fáceis de usar. Com orientação de menu autoexplicativo e um conceito operacional otimizado, os usuários podem se familiarizar de forma rápida e eficaz com o produto para que suas aplicações possam ser facilmente usadas. Nesse sentido, o setor industrial tem uma quantidade considerável de terreno para compensar. Neste ponto, quem não gostaria de poder usar as condições ambientais familiares de sua vida privada da mesma forma em seu ambiente de trabalho? Com os novos dispositivos de medição de energia na família de produtos EMpro, a Phoenix Contact está estabelecendo padrões para o manuseio intuitivo de produtos industriais. Afinal, a excelente operabilidade é essencial, especialmente quando se trata de dispositivos complexos. 

Alguns passos para a configuração inicial

Conecte-se, ligue, alguns cliques e pronto! Com o EMpro, a medição de energia é fácil. Quando o dispositivo é iniciado pela primeira vez, um assistente de instalação aparece imediatamente para guiar os usuários através do processo básico de configuração. Também na fase de comissionamento, os usuários podem decidir se querem realizar a configuração básica usando os botões no dispositivo ou servidor web integrado, que está disponível através da interface Ethernet integrada. Em ambos os casos, os componentes EMpro podem ser configurados inicialmente em algumas etapas.

A configuração básica começa com a configuração da rede IP na qual o dispositivo deve ser integrado. Seja via DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) ou um endereço IP estático, os usuários podem facilmente configurar suas redes IP. Em seguida, eles selecionam o tipo de rede de seu aplicativo, para que o dispositivo EMpro possa se ajustar a ele. Finalmente, os usuários têm a opção de definir de forma flexível a entrada de medição atual dos lados primário e secundário. Depois de verificar a configuração do dispositivo na visão geral da configuração, os usuários saem da configuração básica. O dispositivo EMpro começa a adquirir dados imediatamente e, consequentemente, está no modo de operação.

Fig. 2: Conecte-se, ligue,
alguns cliques e pronto!

Processando todas as bobinas Rogowski disponíveis comercialmente

hoenix Contact oferece duas variantes de medição atuais para acoplamento dos sensores atuais. Por um lado, transformadores convencionais de corrente com uma corrente primária máxima de 20.000A podem ser acoplado. A corrente secundária 1-A ou 5-A pode ser definida em qualquer variante de transformador atual. Por outro lado, as bobinas Rogowski podem ser conectadas diretamente. Um transdutor de medição, que como regra é necessário para a conversão de sinal, não é mais necessário, uma vez que o sinal mV da bobina Rogowski é processado diretamente. Isso reduz o tempo necessário para instalar o conversor. Além das várias bobinas Rogowski internas que podem ser facilmente selecionadas para configuração, pela primeira vez os dispositivos EMpro podem processar diretamente todas as bobinas Rogowski disponíveis comercialmente (Fig. 3).

Fig. 3: A conexão direta com as bobinas Rogowski permite que uma quantidade significativa de tempo seja economizada durante a instalação e configuração

Solucione problemas rapidamente

Os dispositivos de medição de energia EMpro são projetados para serem fáceis de usar e podem ser manipulados intuitivamente, especialmente através do servidor web integrado. Essa alternativa contribui para facilitar consideravelmente o trabalho diário – em especial para usuários sem conhecimento especializado. Os componentes EMpro facilitam a operação de acordo com a finalidade pretendida para uma variedade de cenários de monitoramento, por exemplo. Mas isso não é tudo, com suas funções de dispositivo inteligente, eles também fornecem assistência com detecção e análise de erros e também dentro da estrutura de serviço e suporte. Se as medidas indicarem que os parâmetros de limite previamente definidos foram excedidos, o visor de componentes EMpro ficará vermelho. O benefício desta função torna-se óbvio quando muitos dos dispositivos são usados. Neste caso, os usuários detectam erros imediatamente, podem classificá-los e iniciar medidas apropriadas para resolvê-los (Fig. 4).

Fig. 4:Devido a uma função de dispositivo inteligente, a iluminação de fundo do dispositivo de medição de energia EMpro muda para vermelho em caso de erro

Importar e exportar arquivos de configuração diretamente

Os componentes EMpro fornecem funções adicionais de dispositivos inteligentes, especialmente em relação ao manuseio de dados. Por exemplo, os usuários podem exportar e importar arquivos de configuração para economizar tempo durante a configuração e comissionamento. Neste caso, os arquivos de configuração podem ser transferidos diretamente, o que é uma alternativa ainda mais simples à transmissão de dados. Se os componentes estiverem na mesma rede, as infromações gerais podem ser transmitidas diretamente para outros participantes da rede. Isso facilita a contratação de vários dispositivos de medição de energia EMpro em dois aspectos decisivos: manuseio intuitivo e menos tempo necessário.

Todos os usuários de interface de comunicação também sabem que as tabelas de registro relevantes são necessárias para ler os dados. Se eles não estão disponíveis, eles devem ser obtidos. É por isso que os novos dispositivos de medição de energia EMpro fornecem a opção de visualizar e recuperar todas as tabelas de registro através do servidor web. Os usuários podem, portanto, rapidamente obter as tabelas de registro de que precisam o tempo todo. Uma função de pesquisa integrada encontra os endereços de registro em segundos, o que resulta novamente em economias significativas de tempo.

Várias interfaces para comunicação

Cada dispositivo de medição de energia EMpro abrange uma interface Ethernet com um protocolo Modbus/TCP. Esta interface de comunicação pode ser usada para acessar o servidor web, que é integrado em todos os componentes EMpro. Os usuários também podem acessar o  protocolo serial Modbus RTU (RS 485) como uma interface adicional. Para isso, eles podem escolher entre a funcionalidade modbus TCP/RTU master-gateway e a transmissão de dados paralelos via Modbus TCP e Modbus RTU selecionando a caixa de seleção correspondente.

Profinet RT e Ethernet IP são duas interfaces de comunicação adicionais que estão disponíveis como variantes de dispositivo equipadas com duas interfaces Ethernet adicionais (porta dupla) para aplicações. Isso permite que até duas interfaces de comunicação sejam usadas ao mesmo tempo para fornecer dados no nível do aplicativo para gravação e análise, enquanto os dados de medição podem ser usados para processamento adicional no nível de controle.

A solução abrangente para a fabricação de armários de controle

A família de produtos de dispositivos de medição de energia EMpro faz parte da linha Complete line.  É um sistema que compreende produtos harmonizados de hardware e software, serviços de consultoria e soluções de sistema para a otimização de processos na fabricação de painel de controle. Facilita significativamente a engenharia, aquisição, instalação e operação para usuários.

Mais informações:
www.phoenixcontact.de/gebaeude

Share

Share

Tell your friends about us!

Contact

One thought on “Família de produtos Empro: uma aquisição simples de todos os valores de consumo relevantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.