SNMP

From |

AutomationWorx

O Simple Network Managed Protocol  – SNMP trata-se de um protocolo específico para o monitoramento e gerenciamento de ambientes de TI que necessitam de alta disponibilidade, como Datacenters. Os Controladores Lógico Programáveis – CLP Phoenix Contact das famílias ILC, AXL e RFC são compatíveis com este protocolo.

 

Aplicação

O SNMP tem o propósito de monitorar elementos de hardware e software, entre eles servidores, switches, modems, data storages, desktops e outros, com medições de tráfego de rede, memória, carga de CPU, etc..

Atualmente é comum encontrar elementos de infra-estrutura, compatíveis com este protocolo, cujas operações são vitais:

– Grupos Moto-Gerador de Energia Elétrica
– Fontes de alimentação ininterrupta – UPS
– Sistemas de Ar-Condicionado – HVAC
– Outros… (Controle de acesso, CFTV, etc.)

A Phoenix Contact disponibiliza Bibliotecas de Software e Licenças específicas para as controladoras trabalharem com  o protocolo SNMP. Desta forma, podem estar integradas que qualquer equipamento que atenda a estes ambientes críticos.

 

Solução

A disponibilidade dos recursos de TI é crítica em todas as corporações, independente do porte. Informações comerciais, administrativas, técnicas e diversas dependem destes recursos. Operadores qualificados revezam turnos, em regime 24×7 executam planos de contingência em caso de ocorrências nos sistemas. Uma das principais ferramentas que auxiliam estes operadores são os Gerenciadores SNMP, que verificam o estado de todos elementos conectados na rede corporativa.

Os dispositivos compatíveis com SNMP devem ter duas funcionalidades, previstas em nossa biblioteca:

Agente: Realiza a troca de informações (leitura e escrita) pelo Gerenciadores SNMP.
Traps: Envio de mensagens com alarmes para o Gerenciadores SNMP.

 

O SNMP prevê o compartilhamento das informações através de uma árvore de informações onde cada elemento é chamado de OID – Identificador do Objeto. Estes Objetos podem conter individualmente informações de entradas e saídas digitais e analógicas ou qualquer outra informação resultante de lógica de programação.
Na árvore ao lado pode ser visto os OIDs definidos no programa exemplo da biblioteca, onde forma definidos grupos para verificação do estado de funcionamento da controladora e entradas e saídas digitais e Traps.

 

 

 

As informações sobre os OIDs e Traps são definidos através da implementação de software nas controladoras. Para seu reconhecimento no Gerenciador SNMP, é necessário definir uma Base de Informação chamada de MIB – Master Information Base.
As MIBs são em documentos do tipo TEXTO que indexa os endereços definidos no OID em um nome amigável, conforme aparece na árvore acima. Em nossos exemplos são disponibilizados exemplos e descrito como alterá-los.
Para a implementação de aplicações compatíveis com SNMP são requisitos:
CLP das famílias ILC, AXC ou RFC;
Software de Programação PCWorx;
Cartão de licença Application A;
Biblioteca de programação SNMP.

 

Conclusão

Os recursos de TI disponíveis em nossas controladoras ILC, AXC e RFC as diferenciam no mercado. Com estes recursos, nossos Integradores podem interagir em ambientes críticos. Consulte nossa página de Internet, nossos Engenheiros de Aplicação e a equipe de Suporte Técnico para obter maiores informações.

 

Ricardo Azevedo – Business Developer
Renewable Energy

Share

Share

Tell your friends about us!

Contact

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.