Na Reunião Anual do World Economic Forum, realizada em Tianjin, China, a Phoenix Contact foi apresentada como um dos destaques para o futuro da produção. O Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional de cooperação público-privada. Como uma plataforma global, atualmente trata extensivamente de como implementar a Quarta Revolução Industrial. A Phoenix Contact já introduziu medidas para processos de fabricação mais ágeis, mais flexíveis e mais eficientes no que diz respeito à necessária transformação no mundo real da produção. Os números já provam que houve melhorias, como economia de energia e processos de produção mais rápidos.
A seleção foi precedida por uma visita de uma delegação de três representantes do Fórum Econômico Mundial. A delegação aprendeu especialmente sobre uma máquina de fabricação modular em Bad Pyrmont, e também fez um tour na loja de ferramentas da própria empresa que otimiza os processos com base em dados usados de forma consistente. Os tempos de produção de ferramentas foram reduzidos significativamente, assim como os tempos de conversão de ferramentas, graças à Realidade Aumentada. Outro motivo para a seleção da Phoenix Contact é a abordagem para a automação predial na sede em Bad Pyrmont, que envolve a coleta e avaliação de dados por meio do Building IoT para ajudar a visualizar e otimizar o consumo de energia. Além disso, um novo modelo de negócios foi desenvolvido com o estabelecimento da Protiq, a subsidiária de manufatura aditiva. Os clientes carregam modelos 3D do produto desejado para uma plataforma. Eles recebem imediatamente uma visão geral dos preços e das datas de entrega de vários materiais e podem fazer o pedido on-line. Todas essas aplicações descrevem a importância da Quarta Revolução Industrial para o mundo real da manufatura.
Durante a chamada Reunião Anual dos Novos Campeões, nove empresas estavam sendo apresentadas; uma dos EUA, três da China e cinco da Europa, que incluem a Phoenix Contact como a única empresa alemã.