Energia solar

From |

Instalações fotovoltaicas típicas guardam um risco importante

O cabeamento que leva a energia gerada pelos painéis solares até o inversor mantém-se energizado sempre que houver alguma quantidade de luz solar disponível. E esta energização permanece mesmo que a chave seccionadora da rede de corrente contínua esteja desligada.

Geradores fotovoltaicos geram energia sempre que houver luz solar, variando a intensidade da geração conforme a quantidade de luz disponível. Em uma instalação fotovoltaica, o inversor é um equipamento fundamental. É ele o responsável por converter a energia gerada pelos painéis, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

E é junto ao inversor que são instalados os dispositivos de segurança do sistema – tanto para o lado da corrente contínua (com seccionadoras, fusíveis e dispositivos de proteção contra surtos), quanto do lado da corrente alternada.

 

E é nesta configuração típica onde reside o perigo.

Os inversores são instalados em local acessível, por facilidade de manuseio e por exigência da concessionária. Ou seja, há sempre uma determinada distância entre os painéis solares e o inversor.

E para transmitir a energia gerada pelos painéis até o inversor é feito um cabeamento, que conduz facilmente, tensões próximas de 1000V em corrente contínua.

São estes os cabos que permanecem energizados, pois as chaves interruptoras estão invariavelmente juntas ao inversor (alguns inversores possuem chave interruptora integrada).

 

Monitorando, reconhecendo erros e aumentando a eficiência das instalações fotovoltaicas

Para sistemas de energia fotovoltaica quando instalamos um sistema de monitoramento estamos preparando o sistema para que o usuário esteja sempre informado sobre o estado da sua instalação, para que caso necessário possa agir / reagir de imediato para obter rendimentos máximos.

Vantagens

  • Proteger painéis fotovoltaicos contra danos causados por descargas atmosféricas e surtos de tensão e aumentar a rentabilidade por meio de quadros elétricos compactos e sob medida.
  • Tirar proveito da energia solar com eficiência graças aos sistemas para monitoramento de strings individuais.
  • Você está sempre informado graças às ferramentas de software para detecção do estado e ao sistema de alarme rápido por e-mail ou SMS.

 

String Box

O String Box com fusíveis externos in-line proporcionam um dimensionamento compacto da caixa.

Como gerente e construtor de instalações fotovoltaicas, você pretende obter rendimentos máximos com sua instalação. As caixas de conexão de gerador reúnem funções importantes para aumentar a potência da instalação em uma caixa compacta que poupa espaço.

As caixas recolhem e distribuem as correntes de string, protegem módulos individuais contra danos devido a raios e surtos de tensão e monitoram a potência da instalação. Conforme os requisitos, você poderá optar entre a versão da caixa de conexão de gerador com proteção de strings padrão e a versão especialmente compacta com proteção de strings fora da caixa de comando.

 

Monitoramento de strings

O módulo de monitoramento informa você de modo confiável sobre a potência da sua instalação fotovoltaica

As instalações fotovoltaicas devem atingir o máximo rendimento energético solar no tempo mais curto possível. Por esse motivo, é necessário reagir diretamente à falha até mesmo de strings individuais. O sistema de monitoramento para correntes de string da Phoenix Contact permite reagir imediatamente às falhas e perdas de potências.

O sistema é composto por um módulo de comunicação e diversos módulos de medição, com os quais poderá monitorar de forma segura as correntes e tensões de sua instalação.

https://www.phoenixcontact.com/online/portal/br?1dmy&urile=wcm:path:/brpt/web/main/products/subcategory_pages/Photovoltaic_system_management_P-14-14-03/818276a7-0754-4f69-85a6-2cf01296a0f8

Share

Share

Tell your friends about us!

Contact

One thought on “Energia solar

  1. Ronildo Rodrigues da Silva

    Seria viável um sistema qual serve para acender a lampada após receber carga solar ,servir para ligar geladeira? Um para fogão,um para televisão,um para lâmpadas,quem sabe um para máquina de solda, já imaginou fabricar geladeiras qual gela ou liga e funciona em baixa frequencia através da energia fotovoltaica?

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.