Por Sérgio Baldin, Gerente de Marketing de Produtos ICC&VAC.
Conceitos de Compartimentação e Separação interna em painéis de Baixa Tensão, proteção para usuários e atendimento de Normas aplicáveis.
A proteção de pessoas e instalações é um assunto extremamente importante na construção de painéis elétricos, a correta separação das unidades funcionais e a segregação dos acessos internamente ao painel são fundamentais para a manutenção da segurança.
A seguir veremos a conceituação de como a separação deve ser concebida, a utilização de acessórios que garantem esta segregação e como são definidas as separações.
Compartimentação Interna
De acordo com as separações internas do equipamento (metálicas, de material isolante ou inerte), a NBR IEC 60439-1 define 7 formas de montagem, que determinam o grau de proteção ao qual as pessoas autorizadas a operar e dar manutenção serão submetidos.
As formas 2, 3 e 4 são mais utilizadas do que a forma 1, pois asseguram uma divisão clara entre as unidades funcionais e o compartimento de barramentos, isso assegura uma intervenção mais segura aos circuitos de saída.
As formas 3 e 4 são adotadas quando o espaço disponível para cada unidade funcional é limitado, desta forma a intervenção sem uma completa segregação não garantiria o acesso seguro sem o desligamento total do painel.
Formas de montagem:
Forma 1
Não há separação entre os componentes e o barramento.
Forma 2a
O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, porém os componentes podem estar juntos e os terminais de conexão externos não precisam estar separados nem entre eles e nem do barramento.
Forma 2b
O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, porém os componentes podem estar juntos e os terminais de conexão externos precisam estar separados do barramento.
Forma 3a
O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexão externos não precisam estar separados nem entre eles e nem do barramento.
Forma 3b
O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexão externos precisam estar separados do barramento, mais podem estar juntos entre si.
Forma 4a
O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexão externos estão no interior do mesmo compartimento do componente.
Forma 4b
O compartimento dos componentes está fisicamente separado do barramento, os componentes devem estar separados entre si e os terminais de conexão externos não estão no interior do mesmo compartimento do componente, devendo também estar separados entre si.
A fim de permitir o usuário especificar claramente como deseja a interligação entre uma unidade funcional e os seus respectivos circuitos de alimentação, de saída e de controle, a IEC usa uma classificação por letras*. A conexão das unidades funcionais (UFs).
A conexão elétrica das UFs é definida através de um código de 3 letras:
São utilizadas as seguintes letras:
F – conexões fixas (“fixed”)
D – conexões desconectáveis (“disconnectable”)
W – conexões extraíveis (“withdrawable”)
De forma que uma unidade funcional é definida pela função que desempenha no conjunto em que está inserida:
No exemplo acima, as unidades funcionais possuem a configuração fixa de conexão.
A segregação interna das unidades funcionais depende de partições em muitos casos construídas em material isolante e em outras em material metálico, grande parte das conexões, principalmente de saída para campo, necessitam da aplicação de conectores instalados entre a parte interna e externa do invólucro, que além de garantir a conexão segura deve prover a proteção do operador.
A compartimentação também provê a operação e manutenção dos equipamentos de forma a cumprir determinações legais de Normas Regulamentadoras do Brasil, como a NR10.
Com a utilização de componentes que permitem a aferição, medição e coleta de dados do sistema, sem a necessidade de abertura das portas dos painéis.
Na construção podem ser utilizados plugues de teste, transformadores de corrente, tomadas e os sinais provenientes do interior do painel são interfaceados através de conectores, garantindo a segurança e a continuidade de serviço.
Compartimentação ou segregação de unidades funcionais, foi criada para assegurar integridade física dos profissionais e prevenir para que não ocorram acidentes devido ao acesso inadvertido a partes energizadas ou de condução de alta corrente.
Garantir a segurança e proteger as pessoas é fundamento primordial para construção de um sistema, garantir a produtividade pela utilização de componentes de forma correta, ao final promove a satisfação do cliente.
Conheça alguns produtos da Phoenix Contact que se adequam a essa aplicação:
Pena que no Brasil (na maioria das instituições) não existe a cultura de se fazer da melhor e mais segura forma, mas sim da forma menos custosa financeiramente , tenho problemas com cotação ,quando proponho um equipamento esteticamente aceitavel bem como com toda a segurança disponivel não consigo vender .