Utilização da tecnologia Wireless na indústria

From |

Por Eduardo Arruda, Gerente de Marketing – Industry Management & Automation.

Levar sinais de campo ou rede por meio físico de um ponto a outro em uma fábrica  pode ser tão complexo a ponto de inviabilizar técnica ou financeiramente um projeto.

Em plantas industriais existentes, o fato de já haver uma infraestrutura, muitas vezes criará barreiras físicas que impedem a passagem de cabos, solucionado parcialmente com extensões maiores de cabeamento para atender novas rotas, onerando ainda mais estes projetos.

Em plantas industriais novas, ainda em desenvolvimento, o principal impedimento está relacionado ao custo de cabeamento a longas distâncias entre os pontos de aquisição e controle de dados.

A tendência da Indústria 4.0

Esta necessidade é cada vez maior dentro dos conceitos da Indústria 4.0, onde há uma movimentação importante de descentralização de processos fabris.

Independente do segmento, esta tendência pode ser aplicada a qualquer tipo de processo, desde máquinas locais a grandes plantas industriais, ‘Indoor’ ou até mesmo ‘Outdoor’.

As soluções de comunicação por meio físico sem fio, também conhecido como Wireless, estão cada vez mais presentes no mercado que resolvem exatamente este tipo de problema, onde a demanda por descentralizar processos de maneira fácil, transparente e sem altos custos seja obtido.

As vantagens da tecnologia sem fio aplicada na indústria

A tecnologia Trusted Wireless™ permite que os dados do chão de fábrica sejam controlados remotamente sem que esforços com infraestrutura sejam considerados, seja via comunicação serial ou Ethernet.

A facilidade de configuração desses sistemas é outro fator importante que contribui para a disseminação desta tecnologia em larga escala, como tem se notado.

Clique na imagem para mais informações sobre a tecnologia Trusted Wireless™

Um fator primordial para que esta tecnologia seja amplamente utilizada na indústria está relacionada à segurança dos dados trafegados. Não é admissível que sistemas wireless não garantam a integridade dos dados, nem que estes sejam perdidos por interferências ou ruídos presentes no ambiente.

O fato destes equipamentos usarem diversas frequências livres de licença para comunicação reduz significativamente qualquer susceptibilidade a ruídos de outros equipamentos e estes podem inclusive coexistir no mesmo ambiente.

O paradigma a ser quebrado

Diferente da Tecnologia da Informação, no ambiente industrial os dados devem ser determinísticos em sua totalidade, ou seja, a certeza da entrega de dados no tempo programado.

Esta tecnologia se baseia primariamente em conceitos de segurança e determinismo de forma a garantir que os dados são enviados e recebidos apenas uma única vez em uma base de tempos conhecida e que sua entrega e entendimento sejam garantidos.

Esta tecnologia pode ser encontrada amplamente no segmento de saneamento, na qual a manutenção tem a capacidade de diagnosticar e suportar todo o sistema remotamente, inclusive a grandes distâncias, sem que grande infraestrutura e cabeamento sejam um empecilho para troca de dados de campo com centros de controle.

Vantagens da tecnologia Trusted Wireless™

Menor custo para descentralização de processos devido a eliminação de cabos.

– Trafegar dados localmente ou em distâncias que podem atingir até 32 Km de extensão.

– Permitir a atualização tecnológica mesmo em plantas antigas.

Flexibilidade de topologia para melhor se adequar a cada tipo de aplicação.

– Combinação de tecnologia sem fio com cabeamento local.

Fácil configuração sem necessidade de software ou conhecimento específico.

– Aumentar e garantir a maior disponibilidade do sistema através da descentralização.

– Melhorar a produtividade como consequência do aumento da disponibilidade do sistema.

Desta forma, é visível que as vantagens na utilização deste tipo de tecnologia na indústria superaram amplamente àquelas que são obtidas normalmente com a utilização de sistemas baseadas em cabos.

Esse artigo foi útil? Compartilhe suas experiências conosco!

Share

Share

Tell your friends about us!

Contact

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.