Segurança nas Instalações Fotovoltaicas

From |

Por Ricardo Haruo, Gerente de Produto Device Connectors.

O termo fotovoltaica vem do grego “Phos” que significa luz, e “Volt”, unidade de  tensão elétrica e que origina do sobrenome do físico Alessandro Volta, que desenvolveu a pilha.

A energia solar fotovoltaica é a tecnologia de energia alternativa que mais cresce nos últimos anos. Depois das energias hidráulica e eólica, é a terceira mais importante fonte de energia renovável e limpa em termos de capacidade instalada a nível mundial. É também a tecnologia que leva menos tempo de implantação e que causa menor impacto ambiental.

Impulsionado pelos avanços tecnológicos e o aumento na escada de produção, os custos da energia fotovoltaica tem diminuído ano após ano. Além da produção de energia elétrica em grande escala através de parques e usinas solares, a energia solar residencial vem crescendo progressivamente.

Incentivos e benefícios estão sendo implementados pelos órgãos governamentais através de programas, como o ProGD (Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica). Estes programas oferecem vantagens como financiamentos na aquisição de kits de instalação e isenções ou descontos de tarifas sob a energia excedente injetada na rede da distribuidora.

No entanto, como em qualquer outro sistema de geração de energia, é necessário manter certas precauções para garantir a eficiência, performance e sobretudo a segurança nas instalações. Veja abaixo alguns pontos importantes a serem seguidos na implementação de um sistema fotovoltaico de micro ou mini geração

1 Acesso à rede de distribuição

A maioria das concessionárias exigem do cliente gerador um conjunto de documentações e procedimentos que devem ser cumpridos para a aprovação do acesso à rede.

  • Documento de identificação do proprietário do imóvel;
  • Diagrama elétrico do local;
  •  Planta do imóvel;
  • Fatura de consumo energético;
  •  Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
  • Registro / certificação INMETRO do módulo fotovoltaico;
  • Registro / certificação INMETRO do inversor;
  •  Formulário de Solicitação de acesso até 10kW;
  •  Formulário de registro de micro e mini geradores.

2 Produtos de qualidade nas Instalações Fotovoltaicas

O uso de produtos adequados afetam diretamente na qualidade da energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico.

No painel solar, as células fotovoltaicas utilizadas na fabricação do módulo, a conexão entre seus terminais elétricos e o vidro utilizado na proteção do conjunto influenciarão diretamente na sua eficiência.

Defeitos em painéis fotovoltaicos (Fonte: PV Magazine).

Os inversores e suas conexões até a rede de distribuição precisam estar muito bem dimensionados e acondicionados, para que a conversão de energia elétrica seja satisfatória e segura.

3 Profissionais qualificados

A escolha da equipe que instalará o sistema de energia fotovoltaica é tão importante quanto a qualidade dos produtos utilizados. É aconselhável verificar se as pessoas envolvidas na instalação são experientes e com conhecimento elementar em sistemas de energia solar, facilitando assim a solução de possíveis problemas que possam surgir durante a instalação.

O cumprimento de normas, cuidados e procedimentos de segurança pessoal e dos equipamentos é essencial para evitar acidentes e defeitos.

Crimpagem sem uso de ferramentas adequadas

Crimpagem de acordo com EN 60352-2, UL486A/B

4 Manutenções periódicas

Para garantir a disponibilidade e a segurança do sistema, as manutenções periódicas são fundamentais. Através de vistorias técnicas é possível, prevenir falhas no conjunto e evitar que ocorram acidentes que possam colocar em risco aqueles que vivem sob as instalações. Desta forma, asseguramos a qualidade e performance da energia elétrica gerada, minimizando os custos de reparos ou de interrupções.

Veja abaixo um acidente causado por falha em instalação:

A Phoenix Contact é um fornecedor de soluções e produtos no setor de energia solar, que visa fornecimento de energia ecológico e econômico.

Quer saber mais sobre nossas soluções inovadoras para os sistemas de Energia Solar Fotovoltaica? Consulte nosso site!

Share

Share

Tell your friends about us!

Contact

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.