Mais produtividade na montagem de painéis

From |

Lean Manufacturing aplicado a produtos e processos permite ganhos extraordinários de qualidade e produtividade na montagem

Por Sérgio Baldin, Gerente de Marketing de Produtos – Industrial Cabinet Connectivity.

Grande parte do sucesso em tudo o que fazemos está relacionado ao modo que esta atividade reflete nos resultados, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

O grande desafio atualmente é como obter o máximo em produtividade sem ferir os princípios fundamentais das organizações, prejudicar a qualidade e, principalmente, atendendo às expectativas dos clientes.

Falando especificamente de ganho de produtividade na montagem de painéis e quadros elétricos, existem alguns caminhos que passam pela escolha dos materiais, a definição do conceito, elaboração do projeto, montagem mecânica e elétrica, testes até a entrega ao cliente que são fundamentais.

A produtividade não envolve apenas a montagem em si;  todas as etapas pré-produção, engenharia e escolha de materiais e fornecedores também são importantes.

Para a engenharia, o auxílio de ferramentas como softwares de especificação e desenho são fundamentais e quanto mais integradas as ferramentas forem, mais haverá ganho de produtividade.

Softwares de suporte a desenhos (elétricos e mecânicos) integram a solução como um todo, desde a escolha de materiais, montagem, detecção de possíveis equívocos até a listagem destes, sem contar a integração com plataformas utilizadas para o desenho elétrico esquemático em si.

A disponibilização de um software de escolha e desenho de réguas de terminais e componentes pode incrementar a produtividade de várias áreas:

Na engenharia, a especificação dos componentes corretos de forma simples favorece as demais áreas da cadeia produtiva.

Em um segundo momento, a listagem automática e simplificada de itens para compras faz com que este processo seja ágil e facilitado, reduzindo o retrabalho e em casos específicos tendo impacto em outras relações internas da empresa, como a redução de inventário e da quantidade de itens a serem solicitados.

Para a montagem e planejamento de produção, a tarefa é simplificada tendo em vista que dúvidas na montagem dos conjuntos podem ser facilmente esclarecidas com visualização dos conjuntos via software.

A integração de softwares com plataformas de desenho elétrico e mecânico permite o avanço ainda mais rápido para as etapas seguintes, simplificando a montagem mecânica e elétrica bem como a criação da documentação técnica para o cliente.

A escolha de itens que reduzem os esforços, dimensões e o tempo de montagem também contribuem para a redução do bem mais precioso que temos, o tempo. A cada dia, clientes solicitam mais agilidade na entrega e os prazos se tornam cada vez mais reduzidos.

Para isso, a tecnologia de conexão empregada é primordial na produtividade e na necessidade de ferramentas para montagem: a tecnologia Push-In permite a redução de tempos de montagem em até 35% e de 50% na força necessária para introdução dos condutores.

Leia mais sobre a tecnologia Push-in no post Conexão elétrica mais rápida e segura

Mais do que reduzir tempos e esforços, reduzir a quantidade de materiais distintos para a instalação também é um grande desafio na produtividade. O gerenciamento de inventário também é um grande inimigo da produtividade.

Com linhas que disponibilizam integração de acessórios isto não é um problema: todos os diferentes tipos de conexão podem utilizar a mesma gama de acessórios, atender às demandas dos clientes e padronizar o inventário, trazendo benefícios para o cliente e para a empresa.

Concentrar toda linha de equipamentos e miscelâneas em um único fornecedor é sem dúvida um dos fatores que mais traz benefícios para a empresa e para a produtividade. O relacionamento com um fornecedor completo especialista em conexões, interfaces, materiais de identificação e instalação, proteção e automação faz toda a diferença no processo produtivo.

O conceito de Lean Manufacturing promove que o ganho de produtividade vem da eliminação de desperdícios e defende a melhora contínua de processos. Isto significa que os processos de produção podem e devem mudar conforme maneiras mais eficientes sejam encontradas.

Princípios fundamentais do conceito:

  • Agregar valor que é percebido pelo cliente
  • Ter claramente qual é o fluxo que o processo deve seguir e que ele seja contínuo
  • Produzir itens que o cliente demanda
  • Buscar sempre a perfeição

Estudos do programa Brasil Mais Produtivo trazem dados de que o tempo de montagem nas fábricas que aplicaram os conceitos de Lean manufacturing foi reduzido em média 28%. O período de setup de máquina ou local de trabalho preparado para produzir um novo lote de produtos baixou 76%. E a movimentação dos trabalhadores despencou 94%.

Veja abaixo a comparação entre a Manufatura Tradicional e a Manufatura Enxuta.

Aliar ferramentas e conceitos Lean promovem a integração de produtos de qualidade, softwares, ferramentas e máquinas através do conceito de fábrica inteligente, contribuindo para a agilização de processos.

Desta forma, a produtividade certamente ganha ainda mais força, aumentando a satisfação dos clientes.

Share

Share

Tell your friends about us!

Contact

One thought on “Mais produtividade na montagem de painéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.